style type="text/css">body {background-image: url("http://i84.photobucket.com/albums/k37/debscraft/BackGrounds/SWPinSwingBlogBG.jpg"); background-position: center; background-repeat: no-repeat; background-attachment: fixed; }

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A minha primeira leitura de Susanna Tamaro

A primeira vez que peguei o seu livro, "vai aonde te leva o coração", estava incrédula se dali saíria uma história tão comovente e arrepiente, tão aberta e ao mesmo tempo tão repleta de enigmas, tão sincera e tão comum como aquela que acabei por descobrir.
Aos poucos e cada vez com maior voracidade fui descobrindo, adivinhando um turbilhão de emoções dentro de uma história tão cheia de peripécias cada vez mais fascinantes.
Nada do que li me causou estranhesa ou surpresa até porque aprendi que por mais que tentemos "ler" o que vai dentro das pessoas nos perdemos.
Esse contar da história de uma vida, essa explicação ao pormenor...deixou-me absorta de tão bem contada.
Creio que a primeira pergunta que me fizeram sobre qual teria sido a citação favorita eu prontamente respondi, não que não apreciasse a última página daquele livro, mas respondi que tinha sido a que se referia aos "mocassins". Não sei bem ao certo explicar o porquê mas acho que algo me dizia que se eu queria ou pretendia entender aquelas três vidas entrelaçadas em outras tantas teria que perceber exactamente o significado das palavras que, aqui e agora, escolho para partilhar com vocês.
Se eu própria não me conheço nem me consigo decifrar em absoluto porque haveria eu de alguma vez dizer ao outro (a qualquer um de vocês) que entendo as vossas vidas ou que sei como é estar no vosso lugar.
Não me iludo a esse ponto, desconheço totalmente o "ser humano". Sou incapaz de me colocar no lugar de quem quer que seja até porque não sou hipócrita.
"«Antes de julgares uma pessoa, caminha durante três luas com os seus mocassins. (...) Vistas de fora, há muitas vidas que parecem falhadas, irracionais, loucas. Enquanto se está de fora, é fácil compreender mal as pessoas, as suas relações. Só de dentro, só caminhando durante três luas com os seus mocassins é que se pode compreender as motivações, os sentimentos, aquilo que faz agir uma pessoa de uma forma e não de outra. A compreensão nasce da humildade, não do orgulho do saber."



Susanna Tamaro in "Vai Aonde Te Leva o Coração" ;)

Sem comentários: